Os conselhos que partilhámos na secção de "Recursos" auxiliarão a exercer a mentalidade correta que deve ser tomada no combate aos factos falsos e às notícias falsas. Adicionalmente, existem várias ferramentas que podem auxiliar no trabalho de fact-checking.
Além do presente projeto "Mediatrust.Lab", deixamos algumas ferramentas que podem auxiliar a distinguir entre factos e desinformação.
Google Fact Check Tools
O Google’s Fact Check Explorer é um motor de pesquisa dedicado a facilitar o trabalho dos fact-checkers, jornalistas e investigadores no que concerne o descortinar das informações falsas.
Reuters Fact Check
Um canal próprio da Reuters dedicado a examinar narrativas de desinformação nas redes sociais.
Snopes
O Snopes é membro da IFCN e age em conformidade com os mais altos padrões da Rede Internacional de Verificação de Factos de combate à desinformação online.
TinEye
O TinEye é um motor de pesquisa e reconhecimento por imagem, composto por especialistas em reconhecimentos de padrões, redes neuronais e machine learnin, com a única missão de tornarem as imagens facilmente pesquisáveis. Com esta ferramenta é possível fazer pesquisas reversas de imagens, identificar correspondências e localizar a origem das imagem. Deste modo, institui-se como uma ótima ferramenta para deteção de conteúdo plagiado, revelar de falhas de informação, investigar reivindicações, indivíduos suspeitos e muito mais.
Polígrafo
Jornal português especializado em jornalismo de fact-checking.
Politifact
Especializado em jornalismo de fact-checking, os seus valores chave são a independência, a transparência e a justiça através da criação de artigos claros. A sua missão é munir os cidadãos com as informações necessárias para se governarem numa democracia.
chequeado
Jornal argentino especializado em jornalismo de fact-checking.
matilda.es
Jornal espanhol especializado em jornalismo de fact-checking.