No MediaTrust.Lab, procuramos identificar e analisar estratégias e prátocas adotadas por jornalistas locais, tal como a potencial colaboração das audiências locais neste processo.
Como tal, queremos partilhar as ferramentas e melhores práticas que acreditamos serem apropriadas no trabalho de descortinar factos falsos e desinformação.
Deixamos alguns passos que devem ser tomados para um melhor entendimento do consumo mediático, de forma a aumentar a literacia mediática.
Quem está por trás do conteúdo?
Esta fonte é reconhecida como uma referência de confiança? Esta fonta é especializada no campo sobre o qual escreve? Procura dados públicos sobre a fonte que estás a ler e vê se os seus autores têm autoridade para falar sobre os temas que relatam com veracidade e factualidade.
Lê a secção "Sobre Nós"
A fonte tem uma secção "Sobre Nós"? Os sites fidedignos têm sempre algum tipo de seção “Sobre nós” no seu site e disponibilizarão sempre uma forma de contactá-los.
Isto é tendencioso?
A publicação parece inclinar-se para algum ponto de vista? Faz referência a outros sites, imagens ou arquivos que se inclinam para um lado do espectro? Cuidado, o conteúdo tendencioso pode não mostrar todos os factos.
De quando é este conteúdo?
Tal como os alimentos, a informação pode ter um prazo de validade. Na maioria dos casos, aconselhamos a procurar as informações mais atualizadas existentes sobre um determinado tema de forma a não ser vítima da reciclagem de conteúdos antigos.
Quem são as fontes?
Quando um artigo faz referência a outras fontes, é importante verificá-las. Muitas vezes, organizações com nomes impressionantes podem, na verdade, ser grupos tendenciosos ou representar as opiniões de um grupo pequeno e marginal. Se nenhuma fonte for fornecida, aconselhamos a leitura profunda sobre o assunto de forma a compreender o contexto mais amplo e avaliar a precisão do artigo.
Observar os URLs
A manipulação de domínios é usada de forma comumente. O que parece ser um domínio válido e seguro, como, por exemplo ".edu", pode ser transformado num link inseguro se lhe for adicionado um ".co". É importante analisar os domínios e links dos sites que utilizamos e ter atenção às alterações que poderão aparecer.
Praticar o cepticismo
O sensacionalismo é uma forma primitiva de chamar a atenção. Perante um conteúdo que parece sensacional, pratique o cepticismo. Títulos exagerados ou excessivamente dramáticos, especialmente aqueles que usam letras maiúsculas em excesso ou linguagem altamente emocional, são fortes indicadores que devem ser abordados com cautela.
Ser cauteloso
Se algo parecer bom demais, estranho ou extremo em demasia, provavelmente não é conteúdo de confiança.